Sua revista online sobre Literatura, Cultura e Entretenimento
“Não se é escritor por ter escolhido dizer certas coisas, mas sim pela forma como as dizemos”  (Jean-Paul Sartre)
RADAR
Ver todas
Publicada/atualizada por Luiz Ehlers em 11/02/2012, às 11:46 | 7 comentários
Qual o primeiro texto escrito em português?
Conheça no Interessante #01

 

 

O primeiro texto escrito em língua portuguesa que se tem registro chama-se "A Canção da Ribeirinha" .  Não se tem precisão de data, mas acredita-se que esse texto foi composto por volta de 1198 por Paio Soares de Taveirós. A canção foi dedicada a Maria Pais Ribeira, a "Ribeirinha", que era comprometida.

 

No mundo ninguém se assemelha a mim
enquanto a vida continuar como vai,
porque morro por vós, e ai!
minha senhora alva de pele rosadas,
quereis que vos retrate
quando eu vos vi sem manto.
Maldito dia que me levantei
E não vos vi feia

E minha senhora, desde aquele dia, ai!
tudo me foi muito mal
e vós, filha de Don Paio
Moniz, e bem vos parece
de ter eu por vós guarvaia
pois eu, minha senhora, como presente
Nunca de vós recebera algo
Mesmo que de ínfimo valor.

 

Na lingua inglesa, também não se tem precisão, mas acredita-se que foi o poema Beowolf. Isso mesmo aquela história que conhecemos que tem filme e uma adaptação com animação que teve atores como Angelina Jolie e Anthony Hopkins.


MEU NOME É BEOWULF :)

 

Comentários (7) | Comente:

Nome:
Email:
Site:
Comentário:

Vanessa comentou em 07/02/2012, às 13:26:

Nossa! Bastante interessante essa reportagem, somos acostumados a ler tantos livros e ver tantos textos que esquecemos de nos perguntar de que lugar surgiu tudo isso.

Rafael Pombo comentou em 09/02/2012, às 22:16:

Nossa! Eu até esperava um português mais difícil de se entender, com uma gramática e ortografia arcaicas, mas o desse texto é bem parecido com o português moderno.

Luiz Ehlers comentou em 11/02/2012, às 11:39:

Rafael, na verdade o texto original é bem diferente, várias palavras que não usamos, mas eu optei por colocar uma versão adaptada. Esse texto seria uma “tradução” ao nosso português…

Daniel Alencar comentou em 24/04/2012, às 10:21:

Muiito bom! gostei do trabalho de vcs! =)

alex dias comentou em 09/05/2012, às 09:39:

ruim nao gostei

Tais Letras comentou em 27/05/2014, às 03:51:

O primeiro texto escrito em português é de 1175, recentemente descoberto e se chama Noticia de Fiadores:
Notitia fecit pelagio romeu de fiadores Stephano pelaiz, xx, soldos pelai garcia xx, soldos. Gudisaulo M(enen)dici, xx, soldos
Egreas anriquici, xxx, soldos, petro colaco, x, soldos. Gudisaulo anriquici, xxxx s(o)ld(o)s Egreas Moniici, xx, soldos, Iho(a)ne suarici, xxx, ta soldos
M(enen)do garcia, xx, soldos, petro suarici, xx, soldos ER(a) Ma. CCaa xiii Istos fiadores atan. v. annos que se partia de isto male q(ue) li avem

http://cvc.instituto-camoes.pt/tempolingua/07.html

CARLOS SILVA – POETA E CANTADOR comentou em 17/05/2015, às 21:16:

A historia, nunca se tem uma data exata, pois, os primeiros escritos nao foram de fato registrados, ou nao se tinha o costume de catalogar tudo que acontecia.
Expressiva lembrança se faz, a primeira carta escrita aqui no Brasil, quando da Chegada de Pero Vaz. Isso porque, interessava e muito a coroa que se tivesse noticias das terras recem descobertas.
Se em 1418 o texto escrito por Paio de Taveiros tivesse algum valor comercial, mercantilista, talvez tivesse dado por certo, que fora ele, quem de fato escrevera o primeiro texto em lingua portuguesa.
Apraz-me dizer, que nao cabe a mim, atestar ou contestar a veracidade de tudo que nos dizem como historia, por esta ser carregada de duvidas, ate mesmo por quem as conta.
E sabio,porem buscarmos na historia, a nossa tao rica e memravel HISTORIA.

* DESCULPEM, MEUS ACENTOS SUMIRAM DAS TECLAS.

Livraria Fantástica | Papo Fantástica | EM FOCO | REPORTAGENS | LANÇAMENTOS | MATÉRIA DE CAPA | RADAR | INDICAÇÕES | Livro Tributo | Espaço Fantástica | Parceiros
72dpis Web Design