Sua revista online sobre Literatura, Cultura e Entretenimento
“"Os livros são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra."”  (James Lowell)
E Se Fosse Filme
Ver todas
Publicada/atualizada por Paulo Noriega em 21/11/2011, às 23:14 | 28 comentários
Em cartaz: A Batalha do Apocalipse
Como seria o elenco do bestseller de Eduardo Spohr?

Sinopse: Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.

Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.

Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.

O "E se fosse filme?" retorna com o cast idealizado pelo autor do bestseller A Batalha do Apocalipse, Eduardo Spohr. O autor que já era conhecido principalmente no nicho nerd, após muita luta e ajuda de seus fiéis amigos do site jovem nerd (http://jovemnerd.ig.com.br/), conseguiu assinar um contrato com a editora Record. O livro foi um sucesso estrondoso e ganhou o Brasil, fazendo com que Spohr se tornasse um dos autores referência no panorama da literatura fantástica brasileira atual. O autor mantém seu blog Filosofia Nerd sempre atualizado (http://filosofianerd.blogspot.com/) e nele, vocês encontrarão as mais diversas informações sobre a agenda do autor, curiosidades sobre seus livros, etc..

Bom, sem mais delongas, o elenco escolhido pelo autor:

Diretor: Peter Jackson

Como eu disse antes, sonhar não custa nada. Peter Jackson é o cara, o ídolo que fez a alegria dos nerds em todo o mundo ao levar para as telonas o clássico dos clássicos Senhor dos Anéis. Como diz um amigo meu do trabalho… “tem que respeitar o homem”.

Josh Holloway como Ablon

O personagem principal da saga. Ablon, o Anjo Renegado, antes chamado de Primeiro General, foi o líder da Irmandade dos Renegados, um círculo de conjurados que não concordava com a política do arcanjo Miguel de assassinar os seres humanos e acabou expulso do Céu. Para interpretá-lo, precisamos de alguém com certa agressividade no olhar, pois Ablon é um Querubim, um anjo guerreiro.

É o cara, sem dúvida. Decidi que Hollaway seria perfeito para interpretar Ablon quando assisti ao episódio de Lost “Outcast”, da primeira temporada. Jaquetão de couro, cara de mal… Mas o que mais impressiona nele é o OLHAR FELINO. Sabe quando o Sawyer toma porrada e olha com aquela expressão de “vou te matar”? Taí o nosso “homi”.

Anne Hathaway como Shamira

Shamira, a Feiticeira de En-Dor, vivia em uma tribo de Canaã até ser capturada pelo rei Nimrod, da Babilônia, para trazer de volta à vida o pai do monarca, há mais de quatro mil anos. Embora morasse no Oriente Médio, a família de Shamira é de origem européia, e seus antepassados fugiram da Grécia na época da Guerra de Tróia. Ela é descrita como tendo longos cabelos negros e pele bem branca, o que a distinguia das moças da região.

É minha primeira opção. Na sua primeira aparição no livro, Shamira tinha 19 anos, e ficou até os 26 estudando como manter a sua vitalidade e viver para sempre. Hathaway está na faixa etária perfeita para o papel. Pode interpretar tanto uma menina quanto uma mulher.

Jude Law como Lúcifer

Lúcifer dispensa apresentações. O Diabo de A Batalha do Apocalipse tem algumas características interessantes, não necessariamente peculiares. É um personagem de rosto e corpo delicados, quase andrógeno – era o arcanjo mais bonito. É uma figura irônica, debochada, teatral e um pouco afetada. Quem ficaria bem neste papel?

Teatral. Jude Law é teatral e sabe ser debochado. Ele como aquele robô de “AI” foi fantástico. Era só colocar umas tranças nele, um cabelo louro e pronto. Ia ficar ótimo.


Clive Owen como Miguel

Miguel, o Príncipe dos Anjos, é o mais forte dos arcanjos e o líder de todos os celestiais. Em “A Batalha do Apocalipse”, ele é um tirano alado. Embora estejam de lados opostos, Lúcifer e Miguel têm uma coisa em comum: são inimigos dos anjos renegados e os perseguem na Terra. Portanto, como Lúcifer é um arcanjo belo, andrógeno e delicado, a minha idéia foi fazer de Miguel o oposto: um sujeito másculo, rústico e de hábitos lacônicos.

Clive Owen foi um dos poucos atores que eu idealizei desde o princípio. A única coisa que falta nele para ser um Miguel perfeito é a mecha branca no cabelo, mas isso é fácil de fazer. Owen é um ator “grande”, de corpo naturalmente rústico e tem a voz poderosa.

Dwayne Johnson como Apollyon

Apollyon, o Exterminador, é o principal inimigo de Ablon. Quem lançou as bases para a criação deste demônio foi meu querido amigo Roberto Zarour, que é descendente de libaneses e adora jogar RPG com personagens sinistros. Foi por esse motivo que Apollyon acabou ganhando uma aparência árabe e uma personalidade para lá de malvada.

Dwayne Johnson é o nosso “Escorpião Rei”. Acho que ele fica pau a pau com Vin Diesel em certos aspectos. Em algumas cenas, como as de combate, poderia ser até melhor – afinal, ação é com ele mesmo. E tem uma aparência até mais “árabe” do que Diesel, apesar de ter nascido na Califórnia.

Gary Oldman como Gabriel

Gabriel, o Mestre do Fogo, é um dos arcanjos que aparece pouco em A Batalha do Apocalipse, mas sua participação é profundamente relevante. Ele encarna o arquétipo do mestre, do profeta, do sujeito que sabe tudo e alcançou a suprema iluminação. Eu sempre imaginei o Gabriel como o Shaka de Virgem, em sua armadura dourada, citando provérbios budistas.

A aparência não está muito de acordo, confesso. Oldman ia ter que se maquiar bastante, mas acho que ele é um ator capacitado para interpretar Gabriel. Já mostrou que pode fazer personagens muito distintos uns dos outros. Então, taí minha primeira indicação.

Benicio Del Toro como Amael
 
Amael, o Senhor dos Vulcões, também tem uma participação curta em A Batalha do Apocalipse, mas seus feitos se mostram cruciais no final. Assim como Orion e Apollyon, também foi um amigo meu, Pedro Pontes, que me ajudou a criar o histórico de Amael. O Pedro é um cara moreno, tipicamente brasileiro, então decidimos que, em homenagem a ele, no livro, Amael teria uma aparência latina.

Del Toro é porto-riquenho e, além de ser um latino de carteirinha, é um camaleão do cinema. Você já o deve ter visto em muitos filmes, e ele é capaz de “mudar de aparência” a cada película que faz. Tenho certeza de que ele interpretaria muito bem o demônio arrependido que chora fogo pelas vidas que ceifou no Dilúvio.

Robert De Niro como ORION

Orion, o Rei Caído de Atlântida. Quem criou o plano de fundo de Orion foi um grande amigo meu, o Carlos Eduardo “Shimu” Fernandes, grande desenhista. Na época, ele tomou como base a aparência física do personagem de Robert De Niro em “Coração Satânico” para ter uma idéia de como seria o rosto de Orion. Isso fisicamente, é lógico. Porque quem leu A Batalha do Apocalipse sabe que o Orion não tem nada a ver psicologicamente como o tal “Luis Cifer”.

Quem melhor interpretaria um demônio cheio de carisma, presença e personalidade? O Orion, quando vem à Terra, com terno e bengalinha, tem tudo a ver com o nosso De Niro.

 

Comentários (28) | Comente:

Nome:
Email:
Site:
Comentário:

Vanessa comentou em 23/11/2011, às 12:36:

Acho que como Ablon e Shamira os personagens e atores combinam bem!

Mariana Bassi comentou em 26/11/2011, às 15:31:

Mas a Shamira não tinha que ser morena??
A-MEI o Robert de Niro como Orion!!! E o J. Holloway como Ablon tb ficou demais!

LuizDreamhope comentou em 27/11/2011, às 14:05:

Josh Holloway como Ablon ficou perfeito! E por que sempre tem que ser o Peter Jackson como diretor? XD

ChristineDutra comentou em 24/01/2012, às 14:57:

A escolha dos atores ficou simplismente perfeita !! a única que achei que não combinou muito foi a Anne mas acho que deve ficar legal sim!! ansiosa pelo filme :D
o livro é simplismente incrível

Almofadinhas comentou em 02/03/2012, às 21:12:

Gary Oldman como Gabriel ia ficar o máximo *-*
Também concordo com as escolhas pra Shamira e o Ablon. Sinceramente, desde que eu comecei a ler o livro a primeira pessoa que me veio na cabeça como o Lúcifer foi o Orlando Bloom no papel do Legolas SHUASHUASHUASHUA

Mariana Wyki comentou em 11/03/2012, às 14:03:

Nada haver Anne Hathaway como shamira.O Lucifer tinha que ser feito pelo Johny Deep.O Gary Oldman como Gabriel ficou perfeito,tanto quando o Dwayne Johnson como Apollyon.

Danilo comentou em 24/03/2012, às 06:05:

que dia será lançaado o filme ?, ou ja fooi ?

kadu comentou em 17/04/2012, às 20:12:

adorei o livro do começo ao fim
e concordo com todos os atores
exceto o jude law como lucifer
Jhony Deep, por sua interpretação em (alice)delicado
e em piratas do caribe(ironico,e malandro)
e eduard mãos de tesoura(louco)
seria a melhor indicação

Ana Luiza comentou em 01/09/2012, às 15:07:

Sera que vai ter o filme OGM duvida cruel estou torcendo para que tenha!!

Adson comentou em 04/09/2012, às 15:59:

Jude Law como Lúcifer,Dwayne Johnson como Apollyon, poxa eu gosto desse livro pra q esses 2 atores foram estragar xD

lu comentou em 05/09/2012, às 20:06:

concordo!

Hemy comentou em 26/10/2012, às 16:17:

Muito boa cada escolha!

joão comentou em 06/11/2012, às 18:51:

eu preferia o nicolas cage como ablon

Sergiane comentou em 09/01/2013, às 14:36:

Olha, acabei de ler o livro e é INCRIVELMENTE FANTASTICO!!! Em relaçao o livro virar filme, achei EXPLENDIDO, to só na espera pelo filme. E ao suposto elenco, PERFEITO com excessao a atriz que interpretaria Shamira, eu prefiro Kim Director, combina bastante com o perfil descrito no livro.

Figa para a estreia do filme!!!

Tsadê Monteiro comentou em 14/01/2013, às 11:50:

Sou estudante do curso de História da URCA e apaixonado por esse tipo de enredo. Viajo nas interpretações bíblicas não com fins religiosos mais pela pluralidade de suposições que elas proporcionam. Adorei o livro, a forma como o autor adapta a historia intercalando com passagens bíblicas entre ouros aspectos da crença humana de diferentes épocas é fantástica. O filme seria um sucesso e a proposta de atores para dar vida aos personagens atende particularmente as características de cada um, perfeita a escolha. PARABENS EDUARDO SPHOR, sua obra é incrível!

Ana Paula comentou em 26/01/2013, às 21:27:

Anne Hathaway nao tem o perfil da Shamira!
E echo q como o livro o filme vai ficar perfeito

paulo vitor comentou em 05/02/2013, às 15:23:

o ator do ablon devia ser o mesmo ator do thor em os vingadores

clelia comentou em 24/03/2013, às 19:19:

a shamira deveria ser interpretada Kate Beckinsale.

Marelo comentou em 16/05/2013, às 00:14:

Independe do elenco que venha atuar, o importante é que esta obra prima possa ganhar as telonas .

maik comentou em 04/06/2013, às 17:27:

Só não concordei com o Jude Law como Lúcifer, e teriam que resumir muito o livro e perderia o sentido em algumas coisas, mas com certeza eu assistira, a história é excelente.

Maik comentou em 04/06/2013, às 21:25:

são todos adequados para os personagens só o Jude Law como Lúcifer quena minha opinião não daria certo, teriam que resumir vária coisas do livro, que tiraria um pouco o sentido da história , mas seria bem legal um filme, já que o livro é excelente.

Cida Lima comentou em 16/07/2013, às 16:20:

Perfeito. Eu não teria feito melhor escolha.

jaqueline comentou em 29/11/2013, às 22:47:

ansiosa de mais por este dia.

Dany Nascimento comentou em 21/12/2013, às 15:29:

Os personagens ficaram ótimos! Johnny Deep poderia interpretar o Miguel, já que tem cara de Louco.. rs

E desde que comecei a ler, o que vem na minha cabeça quando se fala em Nimrod é a figura de Ney Matogrosso. kkkkk i dont know why! ;P

Parabéns pelas obras! :D

Dany Nascimento comentou em 21/12/2013, às 15:57:

A escolha dos atores ficou incrível e Johnny Deep poderia interpretar Miguel, já que tem cara de Louco.. rs

E por falar em louco, quando se fala em Nimrod a única figura que vem a minha cabeça é Ney Matogrosso kkkkkk i dont know why! ;P

Parabéns pelas obras! :D

Yasmin Tedeschi comentou em 28/01/2014, às 12:23:

Adorei o elenco e o diretor XD
Eu adoro a Anne mais ela não absolutamente nada a ver com a Shamira.
O livro é muito perfeito,estou terminado de ler agora.Espero que que o filme lance logo…

Emanuel Silva comentou em 14/05/2014, às 17:02:

ACHO QUE CHRIS HEMSWORTH DEVIA SER ABLON

marlane comentou em 25/10/2014, às 14:53:

nossa e como eu imaginei ablon os outro nem tanto mas o que um bom ator não faz ne? tenho certeza que vai ser ‘o filme’.

Livraria Fantástica | Papo Fantástica | EM FOCO | REPORTAGENS | LANÇAMENTOS | MATÉRIA DE CAPA | RADAR | INDICAÇÕES | Livro Tributo | Espaço Fantástica | Parceiros
72dpis Web Design